Educação 5.0: quando a ficção atravessa a realidade

NAPI Manna é uma teia de pesquisa, ensino e inovação que leva tecnologia de ponta a professores e alunos da rede pública de ensino, e muito mais

Um dos grandes dilemas da ciência e dos cientistas é como encontrar soluções para ultrapassar os muros das universidades e fazer com que as pessoas conheçam os produtos que são desenvolvidos em seus laboratórios de pesquisa. Em tempos de negacionismo da ciência, todas as ações que priorizam a comunicação científica são bem vindas. 

No Paraná, professores, alunos e pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Federal Paraná (UFPR) nos campi de Jandaia do Sul, Palotina e Curitiba, Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranavaí, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Campo Mourão e Universidade do Norte do Paraná (Unespar) fazem parte do Manna Academy, programa de difusão e popularização da ciência. Capitaneados pela engenheira da computação, professora e pesquisadora da UEM, Linnyer Ruiz Aylon, todos estão colocando em prática uma ideia pra lá de inovadora.

“Um dos aspectos que nos diferenciam dos outros grupos que ensinam tecnologia, pensamento computacional, robótica, é que nós estamos trabalhando soft skills1, felicidade, bem-viver, inovação, internacionalização e tecnologias, o que define a Educação 5.0”, explica.

Manna Team reunido no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, que se tornou um espaço exponencial durante o Manna Experience nos dias 12, 13 e 14 de outubro de 2023 (Foto/Arquivo Manna Team)

Neste contexto, o Manna Academy é um dos muitos braços do Manna Team, um ecossistema de inovação, pesquisa, ensino e extensão, que há mais de 20 anos promove a popularização da ciência e dispõe de uma metodologia para otimizar a aprendizagem de diferentes tecnologias de ponta. Tais ferramentas são direcionadas tanto para estudantes como para professores em exercício de suas atividades na rede pública de ensino. 

Nas escolas são criados os Manna Experience locais onde é possível experimentar a ciência, compreender a tecnologia e a inovação, bem como o desenvolvimento de temas organizados para a formação do cidadão rumo à sociedade 5.0.

NAPI Manna

Foi com essa sacada genial para difundir e promover as chamadas tecnologias exponenciais que o programa recebeu em 2023 apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e investimento da Fundação Araucária, transformando o Manna Academy em um Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI). Desde então, o NAPI Manna ampliou seu alcance ao levar às crianças e adolescentes da rede pública dezenas de produtos com as chamadas tecnologias exponenciais, proposta que há 10 anos o grupo já desenvolve.

Espera: não sabe o que são as tais tecnologias exponenciais? Acredite, você pode não estar ligando o nome ao produto, mas a pesquisadora Linnyer vai dar aquele spoiler que a gente adora.

“Tecnologias exponenciais são aquelas disruptivas2, que mudam a sociedade rapidamente e é esperado que tudo isso seja feito para o bem”, define. Ou seja, as tecnologias exponenciais podem ser consideradas como aquelas que permitem um desenvolvimento acelerado e têm como principal característica o potencial de mudar a vida de milhões de pessoas por meio de sua aplicação.

Quer exemplos? Não vamos economizar!

O Manna_Team tem mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, graduandos, mestres e doutores realizando pesquisas nas tais tecnologias exponenciais, exemplos Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, conhecido como IoT), Internet dos Drones (do inglês, Internet of Drones, IoD), Internet Robóticas das Coisas (do inglês, Internet of Robotic Things, IoRT), Internet de Todas as Coisas (do inglês, Internet of EveryThings), Inteligência Artificial (IA), Metaverso, Jogos, Próteses Biônicas, Engenharia de Software e Computação Forense. 

A professora e coordenadora do NAPI Manna, Linnyer Ruiz Aylon, e o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, usam o kit delivery de Tecnologia LiFi, a conexão da internet pela luz, junto com os professores do Departamento de Informática da UEM, Bianca Moggio e Wuigor Bine (Foto/Manna Team)

Já imaginou toda essa ciência de grande qualidade saindo dos laboratórios, viajando o país e chegando a escolas públicas nas mais distantes localidades, especialmente para alunos que dificilmente teriam acesso a esses produtos? 

“Com isso em mente, e no coração, nós desenvolvemos uma metodologia inovativa e kits de experiências com tecnologias que são enviados a escolas públicas, à casa das crianças, praças, bancos, e alí se tem uma experiência em tecnologia, uma vivência, uma imersão que produz engajamento e faz pensar o futuro”, destaca Linnyer. 

Atualmente, mais de 120 produtos já chegaram a alunos de todo país. Com a experiência, os coordenadores do Manna já entenderam que, quanto mais simples for a proposta, melhor será a experiência com a tecnologia, seja robótica, com os drones ou com uma prótese biônica.

O objetivo é aproximar universidades e escolas e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela ciência, fazendo com que no futuro muitos possam ingressar nas universidades e serem, eles mesmos, propagadores das tecnologias exponenciais.

Ficção + Realidade 

Decididamente, uma das experiências que mais caracterizam a era da internet é o delivery, ou entrega em português. O termo em inglês se incorporou aos vocabulários pelo mundo a partir do uso no setor de alimentação, no início dos anos 2000. Porém, como conceito, o delivery passou a ser aplicado a entregas ou distribuição de produtos em geral, adquiridos on-line ou off- line

Ora, por que não incluir também nesta lista produtos com alta tecnologia desenvolvidos por pesquisadores nas universidades do Paraná? Parece ficção, mas já é realidade.

Nas pistas do Manna IoD, os estudantes e professores são desafiados a usar suas habilidades para pilotar um drone e colaborar com outros pilotos (Foto/Arquivo Manna Team)

Fiel ao seu princípio democrático e inclusivo, o Manna Academy traduziu esses valores ao colocar em prática uma solução, digamos, bem simples, que é levar ou entregar numa determinada escola pré-selecionada, a partir do interesse dos professores, diversos kits com um produto desenvolvido por seus pesquisadores. 

Assim, orientados pelo próprio pesquisador, ou pelo professor que recebeu uma mentoria, os alunos dos ensinos Fundamental I, II e Médio podem ter contato e vivenciar uma experiência com um produto desenvolvido com tecnologia de ponta. Nessa turma também estão contempladas as turmas das altas habilidades, os socialmente vulneráveis, os deficientes visuais e os indígenas.

Espaços exponenciais

O Manna_Team como ecossistema de pesquisa e desenvolvimento em temas que estão na fronteira do conhecimento tem atividades de pesquisa, extensão e inovação desde os anos 2000, quando a internet ainda era discada e computador pessoal ainda era um projeto ‘ousado’. E a experiência do grupo sempre se baseou numa proposta de trabalho que prevê engajamento de pesquisadores, professores, empresários, governos, empresas e parceiros.

“Para participar do Manna Academy um dos critérios é que a pessoa tenha um bom coração para que possamos transformar qualquer lugar num espaço exponencial3, feito para pessoas exponenciais”, completa.

A partir das teses de doutorado e dissertações de mestrado, é possível transformar em exemplos simples de uso de tecnologia os kits de aprendizagem de ciência e tecnologia. 

Além dos drones que fazem muito sucesso entre os jovens, há ainda produtos que contemplam metaverso, robótica, internet das coisas, internet dos drones, pensamento computacional, tudo de uma maneira simples na escola pública.

Linnyer comemora o efeito das vivências. “O resultado é fantástico, porque a gente tem muitos kits de ensino e aprendizagem de tecnologia na prática, sempre no contraturno, em oficinas e bootcamps4 nas escolas públicas, praças, delegacias, museus, feiras de ciências, feiras agropecuárias, praias, tribos indígenas, instituições de acolhimento de vulneráveis, que são locais exponenciais”.

Ainda de acordo com a pesquisadora, “é uma experiência fantástica, porque a criança faz uso, se apropria da tecnologia no dia a dia dela, em especial em lugares onde elas não teriam acesso a esses produtos”.

O  Manna, como ecossistema de difusão tecnológica e de aprendizagem, hoje, está presente em aproximadamente 100 escolas, 31 colégios, 10 escolas técnicas, 10 centros de educação infantil, uma ONG e uma associação assistencial.

Fluência digital

Tudo que o futuro precisa é de talentos humanos que possam desenvolver e se apropriar das tecnologias como ferramenta para facilitar a vida em sociedade. E esse momento deve começar já no ensino básico para que se permita a construção de uma fluência digital acessível a todas e todos.

Por isso, e muito mais, é importante destacar que uma das justificativas para validar o Manna Academy é considerar como resultados esperados o surgimento de uma nova geração de pesquisadores e profissionais altamente qualificados.

“É nossa prioridade inserir na formação o desejo de que as pessoas que passam pelo Manna sejam incluídas digitalmente e comprometidas com a ética, com a sustentabilidade, com valores e com a comunidade”, finaliza Linnyer. 

E como a tecnologia exponencial promove rupturas muito rapidamente, a Educação 5.0 abraçada pelo Manna Academy nos dá a certeza que quando chegarmos na 10.0, milhões de alunos da rede pública de ensino no Brasil poderão sair da ficção e participar desse movimento revolucionário e altamente civilizatório.

EQUIPE DESTA PÁGINA
Texto:
Silvia Calciolari
Revisão: Milena Massako Ito
Supervisão de texto: Ana Paula Machado Velho
Arte: Lucas Higashi
Supervisão de arte: Tiago Franklin Lucena
Edição Digital: Gutembergue Junior

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A pesquisa que mencionamos contribui para os seguintes ODS:

Glossário

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