Paraná faz a festa: 75 anos de celebração da ciência no Brasil

SBPC tem programação especial no final de julho, na UFPR, esquentando o frio de Curitiba

Tem festa da ciência no Paraná neste mês de julho. Festa com tema: “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Esse foi o mote escolhido para a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Depois de alguns anos de desvalorização pelas autoridades do nosso País, a aura científica ganha força e será celebrada entre os dias 23 e 29 deste mês de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Aproveitamos e inserimos esse super evento na programação do C² no Mês da Ciência, quando a gente resolveu mostrar que o conhecimento precisa ser disseminado para garantir o bem-estar na nossa sociedade. E isso é feito fora dos muros das universidade e institutos de pesquisa como muitos pensam por aí. Os cientistas, não só os artistas, vão até onde o povo está. 

A SBPC é uma entidade de defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Criada em 1948, realiza, ininterruptamente, desde 1949, uma Reunião Anual, considerada o maior evento científico da América Latina. Isso é para provar que, apesar da pouca repercussão das ações de divulgação científica sobre a população, essa é uma preocupação antiga das entidades que lutam pela ciência no nosso País.

Para garantir que todos os cantos do Brasil se envolvam nessa empreitada, a cada ano, a Reunião Anual da SBPC é levada a um estado brasileiro diferente. Quem sedia é, prioritariamente, uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores, formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no País.

As reuniões anuais da SBPC têm os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, mas, tão importante quanto tudo isso, trabalha para difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população, procurando concretizar o que chamamos de alfabetização científica.

 Logo da SBPC (Foto/Site da SBPC)

A professora Débora Sant’Ana é coordenadora de projetos do Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM) e articuladora do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – Napi de Educação para a Ciência, fomentado pela Fundação Araucária, que financia ações de ciência e tecnologia no Paraná. Segundo ela, a ciência precisa ser um bem de todas as pessoas. 

“A informação científica garante bem-estar e até a vida de uma pessoa. Pensamos isso de maneira individual e coletivamente. Um bom exemplo é a pandemia de Covid-19 que as ações individuais de vacinação e recolhimento foram decisivas para salvar a vida de milhares de indivíduos. Foi preciso um processo de alfabetização científica em torno da doença. Por isso, precisamos de eventos como as reuniões da SBPC e tantos outros para garantir a difusão de informações e práticas que criem formas de participação pública na ciência e mecanismos para se ouvir o público em geral. É preciso investir, enfim, em formas de compartilhamento do conhecimento científico”, explica a professora. 

O tema escolhido para a Reunião deste ano justifica a necessidade desta alfabetização. Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, destaca que as duas pedras fundamentais para o avanço justo e sustentável de uma nação, a ciência e a democracia, têm sido colocadas sob ataque nos últimos anos em nosso País.

“Tivemos iniciativas, até mesmo do governo federal, contrárias à ciência, que desviaram o Brasil do caminho que vinha trilhando para uma democracia, sobretudo na inclusão dos mais pobres, com maior igualdade social e desenvolvimento. A contribuição da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente”, afirmou o presidente no evento de lançamento da SBPC 2023.

Na mesma solenidade, Cláudia Linhares Sales, secretária-geral da entidade e coordenadora-geral do evento, lembrou que “além de debatermos temas como a preservação dos biomas e biodiversidade, a construção de um sistema energético sustentável e saúde, por exemplo, vamos também tratar de assuntos relacionados à educação e democracia, que são elementos importantes neste momento principalmente, porque o Brasil vive tempos de grandes desafios”.

Paraná em festa

A Reunião Anual chega, então, à sua 75ª edição e a expectativa é que seja inesquecível, especialmente, para o Paraná, porque vai fazer parte das celebrações dos 110 anos de fundação da UFPR. 

Celebração dos 110 anos da UFPR (Foto/Site da UFPR)

O evento foi lançado em 15 de dezembro de 2022, em uma solenidade que celebrou o aniversário da Universidade. Ao discursar, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca lembrou que o ano passado foi repleto de desafios para as instituições federais de ensino superior de todo o País, e que há uma grande expectativa de que esse ciclo chegue ao fim.

 “É uma grande satisfação e honra para a UFPR sediar a Reunião Anual da SBPC em 2023, ano em que comemoramos 110 anos de vida. Vamos celebrar o valor da ciência no maior encontro de cientistas e estudantes da América Latina”, disse Fonseca.

E o Paraná todo agradece, né? A SBPC retorna ao Estado após 37 anos. A última programação por aqui foi em 1986, quando o Estado realizou pela quinta vez uma Reunião Anual, também na UFPR. Este ano, o evento espera atrair participantes de todas as idades e áreas de interesse. O que pode ser uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias e para o avanço do conhecimento científico no Brasil e no mundo. Comunicação e divulgação da ciência fora da casinha.

E não é pouco esforço, não. São mais de 220 atividades que compõem a programação científica da 75ª Reunião Anual da SBPC, com a participação de nomes importantes do cenário científico, acadêmico e político. Desse total, 131 debates serão presenciais e 93 virtuais. Isso pra todo mundo poder participar, heim?!

Rodrigo Arantes Reis, vice-presidente da Comissão Executiva Local e professor da UFPR, declarou que a programação da 75ª Reunião Anual foi cuidadosamente planejada para trazer aos participantes temas importantes para o desenvolvimento do Brasil e defendidos pela entidade: a ciência, os direitos humanos, o meio ambiente, a inclusão social e a democracia.

“A Reunião será realizada no primeiro ano de um novo governo, em um panorama de reconstrução para diversas áreas, especialmente para ciência, tecnologia e inovação, o meio ambiente, os direitos humanos. Por isso, a programação foi pensada, para trazer as grandes novidades em CT&I, educação, entre outros assuntos, para pensarmos o futuro”, afirma o professor Rodrigo.

Programação

Prepare-se, então, para uma semana intensa de ciência, conhecimento e descobertas! E a melhor parte? A Reunião Anual da SBPC é totalmente gratuita e aberta a todos que desejam mergulhar no universo científico, cultural e artístico. 

Um grande espaço já tradicional da SBPC é a ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A programação científica também conta com uma grande variedade de atrações, desde debates, conferências, webminicursos, atividades científicas interativas.  Vale ressaltar que os webminicursos requerem uma matrícula antecipada e estão sujeitos a uma taxa de inscrição. No entanto, todas as outras atividades têm livre acesso, permitindo que os participantes aproveitem ao máximo o evento.

SBPC Jovem

Os jovens interessados em explorar o mundo científico terão a chance de acompanhar de perto as centenas de atividades oferecidas na Reunião deste ano, garantindo uma experiência enriquecedora e cheia de aprendizado. Tudo isso, na SBPC Jovem. Esse é um evento associado à reunião anual, que acontece desde 1993.

As atividades buscam incentivar o contato de estudantes com o conhecimento científico, despertando o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

E tem mais: em 2023, a edição é comemorativa. São 30 anos da SBPC Jovem. Por isso, o espaço vai contar com uma programação diária e gratuita, com oficinas, mesas-redondas, minicursos, exposições, mostra de feiras, concursos e museus itinerantes. A tenda da SBPC Jovem ocupará um espaço no Centro Politécnico da UFPR. A previsão de público é de até 4 mil estudantes por dia. Uma festa no gramado em frente ao Setor de Ciências Biológicas.  

E tem até mascote criado especialmente para a SBPC Jovem. É o Poty. Foi chamado assim para homenagear o artista paranaense Poty Lazzarotto. A figura é baseada na gralha-azul, ave símbolo do Paraná. “Lendária e famosa por esconder pinhões, a ave foi desenhada de maneira a transmitir um olhar simpático e carismático, que busca cativar crianças e adolescentes para o contato com a ciência e tecnologia”, explicou a estudante ganhadora do concurso realizado para eleger um mascote, Ana Vitoria Dmengeon Dureck.

 Poty, mascote da SBPC e Ana Vitoria Dmengeon Dureck (Foto/Site da SBPC)

O evento é direcionado a escolas de ensino fundamental, médio e técnico, públicas e privadas, que agendaram suas visitas. Se você ficou de fora, não fique triste. O dia 29 de julho será o Dia da Família na Ciência, isso significa livre acesso ao público em geral, com as mesmas atrações dos demais dias.

Quer um spoiler da programação? Inúmeros projetos da UFPR. Será possível ver exposições interativas, participar de visitas monitoradas a museus e laboratórios; oficinas, bate-papos e rodas de conversa relacionados às ações de pesquisa e extensão da Universidade.

Na Tenda da SBPC Jovem ainda haverá espaço reservado às instituições parceiras e inúmeros projetos como uma área destinada à exposição de trabalhos escolares e de feiras de ciências nacionais, regionais e locais.

Tem ainda o Circo da Ciência, um local de encontro de instituições integrantes da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC). Algumas das organizações presentes serão o Museu da Vida, da Fiocruz do Rio de Janeiro, e o Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (Mudi/UEM).

A garotada ainda vai poder participar de um Encontro de Museus e Laboratórios Móveis em formato de micro ônibus, ônibus e caminhões itinerantes de vários estados do país. É o Ciência Móvel. Os veículos ficarão estacionados no Centro Politécnico da UFPR dando um show de ciência.

A Tenda da SBPC Jovem também vai contar com espaços temáticos. Confira abaixo:

SBPC Cultural

Ciência é cultura e cultura é ciência. Como forma de evidenciar essa conexão, que envolve ciência, tecnologia, sociedade e cultura, a Reunião em Curitiba vai contar também com a SBPC Cultural. Os organizadores prometem uma programação plural com o propósito de exaltar as diversas identidades culturais paranaenses. Para isso, o campus Centro Politécnico abrigará uma grande Alameda Cultural que será o principal espaço do evento dedicado à arte e à cultura.  

Além da Alameda Cultural, espaços centrais da cidade de Curitiba como o Complexo da Reitoria, o Prédio Histórico da UFPR e o Teatro Mário Schoemberger vão receber uma programação intensa, composta por ações que contemplam as múltiplas linguagens artísticas. 

Exposição Pioneiras da Ciência, em Brasília (Foto/Site gov.br)

A 75ª SBPC também vai contar com várias exposições promovidas pela própria entidade e pela UFPR. A mostra “30 anos da ExpoT&C”, vai reunir iconografias que relembrarão momentos marcantes da atividade do evento ao longo dessas três décadas. Os visitantes da exposição “30 anos da SBPC Jovem”, poderão acompanhar uma linha do tempo que demonstra a importância do progresso da ciência na educação. Além disso, o Pavilhão da Engenharia Química vai abrigar a Exposição “Pioneiras da Ciência”, uma homenagem às grandes cientistas brasileiras, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Um sucesso!

E aí, ficou curioso para participar? Então se inscreva e venha curtir ciência neste mês do 8 de Julho, Dia Nacional da Ciência, do Pesquisador Científico e da Pesquisadora Científica. Você também pode, seja de que idade for, porque conhecimento científico faz parte da nossa vida!!! As dicas para ir para Curitiba estão aí embaixo! Te encontro por lá!

Serviço

A 75ª Reunião Anual será realizada de 23 a 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. As inscrições estão abertas online e os interessados podem consultar as normas de inscrição e garantir sua participação no site oficial do evento.

Aqueles que se inscreverem no evento e realizarem o credenciamento entre os dias 24 e 28 de julho, na Secretaria da SBPC, localizada na UFPR – Campus Centro Politécnico – Prédio da Tecnologia, em Curitiba, receberão um certificado online de participação geral. 

Aqueles que desejam receber o material de inscrição, como a programação impressa, bolsa e crachá, existe a opção de uma modalidade de inscrição com pagamento de taxa. Os valores variam de R$ 40 a R$ 300, dependendo da categoria do inscrito. É importante destacar que a programação completa estará disponível gratuitamente online, no site do evento.

RECADO DA EQUIPE DA SBPC

Não deixe essa oportunidade escapar! Acesse o site da 75ª Reunião Anual da SBPC em https://ra.sbpcnet.org.br/75RA/ e mergulhe de cabeça na ciência, ampliando seus horizontes e se conectando com grandes mentes do meio científico. A ciência está ao seu alcance!

EQUIPE DESTA PÁGINA
Texto: Ana Paula Machado Velho
Revisão: Silvia Calciolari
Supervisão de texto: Ana Paula Machado Velho
Arte: Hellen Vieira e Mariana dos Santos Muneratti
Supervisão de arte: Tiago Franklin Lucena
Edição Digital: Gutembergue Junior

A pesquisa que mencionamos contribui para os seguintes objetivos ODS: