Brinquedoteca: quando a ciência sai do sério!

O que para muitos pode parecer apenas brincadeira de criança, o C² mostra que há muito conhecimento nos espaços para brincar

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Na minha época do primário (eu sou quase velhinha!), o que hoje chamamos de ensino fundamental, não me lembro de ter uma brinquedoteca ou ludoteca como espaço para o brincar livre na escola ou mesmo numa cidade do interior do Paraná. 

Para além das aulas de educação artística e da participação na fanfarra (sim, eu tocava surdo médio), onde algumas habilidades eram colocadas a prova, em nada lembra o que se concebe atualmente como este lugar com cantos temáticos, brinquedos fabricados pelos próprios professores e brincadeiras cientificamente orientadas.

Por isso, a ideia de um espaço pensado e preparado a partir do que há de mais genuíno na ciência  e uma metodologia voltada para a educação recreativa cause em mim tamanho encantamento. E este deslumbramento me faz perceber que não há limites para a Educação quando o objetivo é despertar consciência, aptidões, empatia, responsabilidade e, claro, para uma vida plena em sociedade.

Imagina se naquela época a gente pudesse aprender Química brincando? Utopia naquela época. Hoje não mais.

Dentro dessa ideia de não haver fronteiras para a Educação, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, no campus de Toledo, os fundamentos da Química entram forte como a área de conhecimento que direciona as atividades do Comquímica, uma variação possível que segue, em grande parte, os objetivos das ludotecas ou brinquedotecas. 

O projeto busca estimular o interesse pela ciência e oferecer uma experiência prática no laboratório. “Dessa forma, o Comquímica como projeto para a infância promove a formação científica de crianças e, ao mesmo tempo, de professores, oferecendo atividades práticas, materiais didáticos e recursos audiovisuais que estimulem o interesse pela ciência e contribuam para o ensino de qualidade na área”, explica a coordenadora do projeto de extensão, professora doutora Olga Maria Schimidt Ritter, que conta com a colaboração das docentes Marcia Borin da Cunha e Cléria Maria Wendling. 

Como se não bastasse iniciar as crianças no mundo mágico da ciência, o Comquímica também oferece formação continuada para professores, na qual eles podem conhecer melhor as atividades do projeto e a abordagem investigativa para o ensino. 

O projeto oferece oficinas de ciências com uma abordagem ativa baseada no Ensino por Investigação realizadas no laboratório do Comquímica, localizado no Núcleo de Ensino de Ciências de Toledo (NECTO). Essas oficinas são disponibilizadas para escolas públicas e particulares da cidade de Toledo e região. A atividade consiste em oferecer para crianças de 05 a 12 anos oficinas relacionadas a ciências e que, geralmente, tem uma duração de 01h30min a 2h.

Nestes 11 anos de atividades, o projeto já elaborou dois manuais com atividades práticas que estão disponíveis de forma gratuita. O primeiro foi publicado no ano de 2014 e o segundo no ano de 2019. O acesso a estes manuais pode ser feito na página do projeto ou em redes sociais como Facebook e Instagram e canal no Youtube.

Sonho que se sonha junto…

Em 2016, acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Cascavel, fizeram uma mobilização e solicitaram da instituição a implantação de uma brinquedoteca com brinquedos e jogos educativos para a realização de diferentes brincadeiras e formação lúdica dos acadêmicos. Mas na época, não havia espaço disponível para o projeto.

Quando houve a obrigatoriedade da instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde do município que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação (Lei nacional n. 11.104, de 21 de março de 2005), reforçada pelo Plano Municipal de Educação de Cascavel Educação (2015-2025, Art. 7º, inciso VIII), foi a oportunidade que faltava para professores e alunos voltarem com a ideia e realizarem o sonho de atuar numa brinquedoteca.

Sob a coordenação da professora doutora Eliana Maria Magnani,  o curso de Pedagogia esteve à frente na formação de professores para a brinquedoteca já em 2017, que passou a atender crianças que frequentavam aos Centros Municipais de Educação Infantis – CMEIs e as Escolas em Tempo Integral, numa bem sucedida parceria com a Prefeitura Municipal de Cascavel. Nascia ali a BrinqueUnioeste, que naquele ano compreendia cursos acerca de atividades relacionadas a essa temática nas salas de aula da UNIOESTE. 

Inicialmente, tiveram 40 participantes, pessoas de diversas áreas do conhecimento. A partir de 2018, o público-alvo do projeto tem sido acadêmicos do Curso de Pedagogia da UNIOESTE. Até 2019, o projeto já certificou mais de 200 pessoas vinculadas à Saúde, Educação e Serviço Social. 

Pensou que acabou? Tem mais!

Na Universidade do Norte do Paraná-UENP, campus de Jacarezinho, a Brinqueped é um projeto o curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação, do Campus Cornélio Procópio que tem como base as “interações e brincadeiras” como eixos estruturantes para suas ações.

O projeto inicial da Brinquedoteca nasce no ano de 2011, idealizado inicialmente pela professora Marlizete Cristina Bonafini Steinle em parceria com o colegiado do curso de pedagogia. São realizadas ações em espaços externos para a comunidade local em parceria com a Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio. De 2011 para cá, muitos projetos de extensão transitaram no espaço, que atualmente é coordenado pela professora Geuciane Felipe Guerim Fernandes.

No período, foram atendidas 970 crianças. Neste ano de 2023, a Brinqueped se instituiu como Programa de Extensão a fim de articular os projetos e integrar o ensino, a pesquisa e a extensão. De fevereiro a maio de 2023, mais de 516 alunos passaram no local, além das atividades externas.

Espaço lúdico-pedagógico

Nos mesmos moldes das propostas anteriores, professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade do Centro-Oeste – UNICENTRO se desdobram no Labrinquei – Laboratório de Brinquedos e Educação Infantil, que atualmente está sob a coordenação da das professoras Edaniele Cristine Machado do Nascimento e Luciane Neuvad.

Em Guarapuava, o Labrinquei é uma brinquedoteca que se caracteriza como um espaço de laboratório lúdico–pedagógico de pesquisas para alunos e professores que integram o Curso de Pedagogia, atrelando os três eixos de inserção da Universidade – ensino, pesquisa e extensão, procurando beneficiar à comunidade acadêmica e as instituições públicas de educação para crianças de 1 a 10 anos.

Entre os objetivos está o desenvolvimento psicológico, socioemocional, psicomotor e cognitivo, além de analisar, testar, confeccionar brinquedos e brincadeiras, inclusive construindo jogos utilizando recursos como sucatas.

Por fim, temos mais dois exemplos no Norte do Paraná a mencionar: Brinquedoteca do Campus Regional de Cianorte (CRC) também dispõe de um espaço em parceira com a prefeitura municipal, sob a coordenação do curso de Pedagogia da UEM; e a Brinquedoteca do Hospital Universitário de Maringá, que está aberta com a agenda aberta para visitas.

Enfim, partindo da ideia clássica do que é uma brinquedoteca, vemos em todos os espaços nas universidades estaduais do Paraná os mesmos elementos: cantos temáticos como o faz-de-conta com mobílias infantis representando uma casa; a leitura ou contação de histórias com diversos livros e fantoches para acolher os seus usuários; o teatro para atividades de encenação; os jogos de regras com mesa para jogar; e as estantes com brinquedos para serem manuseados livremente um de cada vez e com acompanhamento.

Além do espaço, constatamos ainda muita determinação dos docentes e discentes na consolidação dos programas de ensino e projetos de extensão na área, promovendo recreação e lazer para crianças com muito conhecimento científico envolvido.

Oxalá todas as crianças do mundo pudessem ter uma brinquedoteca ao alcance da imaginação.

Os cientistas já estão trabalhando para isso. Confia!

Para saber mais, o C² preparou o podcast Ludoteca: porta aberta para o conhecimento, uma série onde trazemos novos aspectos acerca do tema.

EQUIPE DESTA PÁGINA
Texto: Silvia Calciolari
Colaboração: Juliano Meurer Backes (Unioeste), Gabriele Christine (UENP) e Andressa Deflon Rickli (Unicentro)
Revisão: Silvia Calciolari
Supervisão de texto: Ana Paula Machado Velho
Arte: Hellen Vieira
Supervisão de arte: Tiago Franklin Lucena
Edição Digital: Gutembergue Junior

A pesquisa que mencionamos contribui para os seguintes objetivos ODS:

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