Conexão Enfezamento do Milho

Conheça os eixos do NAPI Complexo de Enfezamento do Milho

compartilhe

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação Complexo de Enfezamento do Milho foi organizado para atender uma demanda alarmante do setor agrícola do Paraná: registrar a ocorrência no Paraná da cigarrinha do milho, a Dalbulus maidis, testar novos cultivares e combater os enfezamentos e viroses a partir do manejo integrado.

No “Conexão Enfezamento do Milho”, você vai conhecer mais sobre os três eixos que organizam as atividades do Arranjo: 1 – Monitoramento da cigarrinha do milho e ocorrência dos patógenos do enfezamento; 2 – Testes de tolerância de cultivares de milho; 3 – Controle químico e biológico da cigarrinha. Ouça e conheça mais sobre o NAPI!

Conexão Enfezamento do Milho – Episódio 1 Conexão Ciência C²

A pesquisadora Michele Regina Lopes da Silva, coordenadora do eixo 1 do NAPI Complexo de Enfezamento do Milho, explica a importância do monitoramento das cigarrinhas e se há alguma relação com a emergência climática.

Conexão Enfezamento do Milho – Episódio 2 Conexão Ciência C²

O coordenador estadual da Rede Complexo de Enfezamento do Milho e responsável pelo eixo 2, Ivan Bordin, conta como são realizadas as pesquisas de controle genético da cigarrinha do milho.

Conexão Enfezamento do Milho – Episódio 3 Conexão Ciência C²

Responsável pelo eixo 3 NAPI Complexo de Enfezamento do Milho, o professor Gilberto Santos Andrade detalha como a cigarrinha se transformou numa praga devastadora para as plantações de milho. EQUIPE DESTA PÁGINA Roteiro: Silvia Calciolari Revisão: Ana Paula Machado Velho Edição: Maysa Ribeiro

EQUIPE DESTA PÁGINA
Produção e Roteiro:
Silvia Calciolari
Colaboração: Milena Massako Ito
Revisão: Ana Paula Machado Velho
Edição de áudio: Maysa Ribeiro Macedo
Edição Digital: Gutembergue Lima

Essa publicação contribui para os seguintes ODS:

Edição desta semana

Artigos em alta

Descubra o mundo ao seu redor com o C²

Conheça quem somos e nossa rede de parceiros