Conexão Papanicolaou

Conheça mais informações sobre o exame que pode salvar vidas

compartilhe

Você já ouviu falar no exame Papanicolaou? Ele é um dos meios para a detecção precoce do câncer do colo do útero. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente em pessoas com útero no Brasil. 

A detecção precoce e a vacinação são as principais formas de prevenção e controle para o câncer do colo do útero. Por isso, esse exame é de extrema importância!

Aproveitando que dia 27 de novembro é Dia Nacional de Combate ao Câncer, o C² traz o Conexão Papanicolaou para você saber tudo sobre esse exame e não deixar de se prevenir. Dê o play!

O que é e como surgiu o exame conhecido como Papanicolaou? Quem vai explicar detalhes sobre ele é a mestre em Ciências e Fisiopatologia, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Vitória Felipe de Souza.
Quem precisa realizar o exame Papanicolaou? Como ele é feito? A biomédica Maria Vitória Felipe de Souza responde tudo isso no segundo episódio do Conexão Papanicolaou. Confira!
Quais são as recomendações para a realização correta do Papanicolaou? Ouça a doutora Gabriela Prado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que faz todas as recomendações e, inclusive, destaca em qual idade se deve realizar o primeiro exame.
Nesse último episódio do Conexão Papanicolaou, a biomédica Maria Vitória Felipe de Souza fala sobre a pouca procura pelo Papanicolaou e conta como as autoridades de saúde estão tentando resolver a questão. Ouça com atenção!

EQUIPE DESTA PÁGINA
Roteiro:
Camilla Yumi Endo
Revisão: Silvia Calciolari
Locução: Camilla Yumi Endo
Edição: Bruna Mendonça e Maysa Ribeiro Macedo
Edição Digital: Gutembergue Lima

Essa publicação contribui para os seguintes ODS:

Edição desta semana

Artigos em alta

Descubra o mundo ao seu redor com o C²

Conheça quem somos e nossa rede de parceiros