Você sabia que a invenção da fotografia possibilitou a criação do cinema?
A primeira fotografia do mundo foi registrada na França, em 1826, pelo inventor Joseph Nicéphore Niépce. Ele utilizou uma câmara escura, dispositivo precursor da câmera fotográfica, que projetava a luz de uma cena externa sobre a superfície sensível. Foram necessárias oito horas de exposição solar para capturar a imagem, que foi fixada numa placa de estanho coberta com uma camada de betume da Judeia, uma substância derivada do petróleo.

Desde então, o processo de capturar e fixar uma imagem passou por diversos avanços: como a invenção do daguerreótipo, que diminuiu o tempo de produção de uma foto para apenas 30 segundos; e o desenvolvimento da Kodak, empresa que popularizou a fotografia com o lançamento do rolo de filme e de câmeras portáteis.
Aqui no C2, já falamos um pouco sobre outras invenções do século XIX que contribuíram para o avanço do cinema, tal como nós conhecemos hoje. Mas a fotografia, sem dúvidas, foi essencial para a existência dessa arte, ao fornecer a base técnica, científica e conceitual para o desenvolvimento das imagens em movimento.
E os estudos não param! Os investimentos feitos para melhorar a captação das imagens e as tecnologias para apresentar essas gravações estão sempre em andamento para oferecer, cada vez mais, experiências extraordinárias no mundo audiovisual.
Não é à toa que consumimos tanto essas produções. Afinal, o cinema é muito versátil. Às vezes, assistimos filmes e séries simplesmente para nos divertirmos, porém, também podemos aprender sobre fatos históricos, pessoas importantes e descobertas científicas, apenas com o auxílio de uma tela e um projetor.
Com esse pensamento, a equipe do C² preparou uma lista com oito produções audiovisuais, divididas em filmes e séries, para você conhecer um pouco mais sobre ciência, enquanto mergulha no mundo do cinema. Confira a seguir!

Coerência (2013)
Um grupo de amigos se reúne para jantar em uma noite aparentemente comum. O que diferencia a ocasião é a passagem de um cometa. O episódio estava cercado por rumores de que sua proximidade em relação à Terras poderia influenciar o comportamento humano. Tudo parece tranquilo, até que uma queda de energia desencadeia estranhos acontecimentos. Explorando a teoria do Gato de Schrödinger, a trama avança questionando noções de realidades e percepções.
Criada pelo físico austríaco Erwin Schrödinger, a teoria do Gato de Schrödinger é um experimento mental que ilustra um dos conceitos mais desafiadores da mecânica quântica: a ideia de superposição quântica e como o ato de observar pode influenciar o resultado de um sistema.
Oppenheimer (2023)
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o filme histórico é uma cinebiografia de J. Robert Oppenheimer, físico teórico conhecido como “pai da bomba atômica”. O longa foi baseado no livro “Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometeu americano”, vencedor do Prêmio Pulitzer de Biografia, em 2006.
Com uma narrativa não linear, misturando passado e presente, a trama acompanha o físico que liderou os estudos de desenvolvimento da arma nuclear responsável pelas explosões nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. O filme mostra, inclusive, a interação de Oppenheimer com Albert Einstein, outro pesquisador que revolucionou o mundo da física.
Gravidade (2013)
Uma grande engenheira está em sua primeira missão no espaço, na companhia de um experiente astronauta. Quando uma rotineira caminhada espacial acaba em um desastre. Com a destruição do ônibus espacial, os cientistas ficam à deriva no espaço, ligados um ao outro apenas por um cabo. Na luta pela sobrevivência, os personagens enfrentam todos os desafios que tornam a vida no espaço impossível: oscilação de temperatura e a ausência de gravidade, pressão atmosférica e oxigênio.
O Desafio de Marguerite (2023)
Marguerite é uma jovem totalmente dedicada à matemática. A única mulher em sua turma da faculdade, ela está finalizando um estudo que envolve a conjetura de Goldbach. No dia de apresentar seus resultados, é questionada e descobre um erro em sua tese, o que a deixa muito abalada, fazendo desistir da faculdade e, consequentemente, da matemática.
Ao começar uma nova vida, a personagem se abre para novas experiências, descobrindo novas amizades e paixões, que a possibilitam encontrar a solução de seu teorema.

Uma Questão de Química (2023)
Baseada em um livro de mesmo nome, a série “Uma Questão de Química” conta a história de Elizabeth Zott, uma química que, na década de 1950, sonha em ser uma cientista. Porém, a personagem sofre por ser uma mulher em um campo dominado por homens que não levam seu potencial a sério. Além disso, ela enfrenta uma sociedade machista que não cansa de insinuar que as mulheres deveriam se dedicar somente a serviços domésticos.
Em meio a reviravoltas, Elizabeth aceita um emprego em um programa culinário que é transmitido na TV. Nesse cenário, ela começa a misturar os ensinamentos da receita com seus conhecimentos de química, impactando as mulheres que a assistem.
Ciência para Todos (2021)
A série brasileira explora pesquisas desenvolvidas em diversas áreas, mostrando como a ciência pode ser essencial para a qualidade de vida. Com temas como saúde, educação, sustentabilidade, agricultura e tecnologia, a produção desempenha um importante papel na divulgação científica universitária.
Professores, pesquisadores e membros da comunidade dão depoimentos sobre os impactos das descobertas científicas. Os episódios são curtos e utilizam uma linguagem acessível, buscando aproximar a ciência do cotidiano das pessoas, além de inspirar futuros cientistas.
Nosso Planeta (2019)
Com imagens inéditas e de tirar o fôlego, a série documental apresenta a beleza natural do planeta Terra, mostrando desde as florestas até o fundo do oceano, ao mesmo tempo que vai ensinando sobre o funcionamento da natureza e a importância dos ecossistemas.
A série foi gravada em mais de 50 países e, cada episódio, foca em canto do planeta, destacando as mudanças climáticas do mundo e como elas têm impactado todos os seres vivos.
Irmãos de Guerra (2001)
A minissérie histórica conta os acontecimentos da Companhia E, uma unidade da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército, durante a Segunda Guerra Mundial. Com uma abordagem profundamente humana, a produção retrata desde o treinamento exaustivo dos soldados até os combates mais intensos do conflito.
Com depoimentos reais de veteranos, a minissérie oferece uma experiência emocionante e educativa, sendo uma obra indispensável para compreender as complexidades da guerra, os sacrifícios e os laços forjados em meio à tanta brutalidade.
Além de filmes e séries, o Conexão Ciência – C² preparou uma lista recheada de dicas de leitura para as férias.
EQUIPE DESTA PÁGINA
Texto: Guilherme de Souza Oliveira e Milena Massako Ito
Supervisão de Texto: Ana Paula Machado Velho
Arte: Hellen Vieira
Supervisão de arte: Tiago Franklin Lucena
Edição Digital: Gutembergue Junior
A pesquisa que mencionamos contribui para os seguintes ODS:

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.