Esta é a série “PBF CIENTISTAS”, elaborada especialmente para o Conexão Ciência – C². A produção é da pós-doutoranda Shelyn Akari Yamakami. A odontóloga é bolsista do Programa de Pós-graduação em Biociências e Fisiopatologia (PBF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que fechou parceria com o C².
Nesta temporada, cientistas falam sobre doenças negligenciadas e algumas arboviroses. Tudo isso, a partir da experiência de alguns personagens criados por Shelyn. Quer conferir?
PBF Cientistas – T1 – Episódio 1 (Leishmaniose) – Conexão Ciência C²
Neste primeiro episódio, a farmacêutica e professora da Universidade Estadual de Maringá Débora de Mello Sant’Ana apresenta detalhes sobre a leishmaniose. Clique e saiba tudo sobre essa doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania.
PBF Cientistas – T1 – Episódio 2 (Tuberculose) – Conexão Ciência C²
Agora é a vez de conhecer mais a fundo a tuberculose, doença que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e sistemas. Quem fala sobre esse problema é a professora Rosilene Fressatti, da Universidade Estadual de Maringá. Fique atento!
PBF Cientistas – T1 – Episódio 3 (Hanseníase) – Conexão Ciência C²
A última doença negligenciada que abordamos nesta temporada é a hanseníase. Esta é uma condição que durante muitos anos foi conhecida como lepra. Ouça os detalhes sobre esse mal que nesse papo com a professora Katiany Rizzieri, da Universidade Estadual de Maringá. Segundo ela, essa doença preocupa muito as autoridades de saúde do Brasil.
Conexão Dia da Consciência Negra – Episódio 4 – Conexão Ciência C²
No último episódio deste podcast, a psicóloga Fernanda Moreira nos conta como os estereótipos presentes na mídia interferem negativamente na formação das crianças negras. Ficou interessado? Então não deixe de nos acompanhar!
EQUIPE DESTA PÁGINA
Roteiro: Shelyn Akari Yamakami
Edição e Locução: Milena Plahtyn
Supervisão: Ana Paula Machado Velho
Edição Digital: Gutembergue Lima
Essa publicação contribui para os seguintes ODS: