PRFC mostra perfil do investimento do Paraná em CT&I

Diversas atividades estão programadas, para o Paraná Faz Ciência 2024, que reúne o que há de melhor da ciência paranaense em termos de inovação

compartilhe

O sul do país está organizando o Paraná Faz Ciência, evento que compõe uma das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A edição 2024 será realizada de 7 a 11 de outubro, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Noroeste do Paraná. O tema é “Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade”. 

 O PRFC é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), Secretaria Estadual de Modernização, Transformação Digital (Sei), além da UEM.

“O Paraná Faz Ciência é um evento anual, realizado com o objetivo de debater e divulgar ciência, tecnologia, inovação e educação. Tem por meta difundir os avanços nas diferentes áreas de conhecimento e reunir pesquisadores, estudantes, professores universitários, professores da educação básica e cidadãos em geral, interessados em conhecer a ciência desenvolvida no Paraná”, explicou a representante da Fundação Araucária na UEM, a professora Débora Sant’ Ana, que é uma das articuladoras do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Paraná Faz Ciência.

A imagem mostra em primeiro plano um muro baixo de tijolos pintados de branco com uma logo em preto e vermelho e letras grandes em cima — Universidade Estadual de Maringá. Atrás, aparece um prédio branco, com janelas e aparelhos de ar condicionado, cercado por árvores de flores amarelas e um gramado.
A UEM sediará o PRFC 2024, a SNCT, e outras atividades (Foto/ASC/UEM)

O PRFC 2024 terá seis eixos temáticos:

Eixo 1 – Cultura, Diversidade, Saberes, Inovação e Sustentabilidade 

Com uma programação científica a ser divulgada.

Eixo 2 – Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se subdivide em: 

Mostra Interativa de Projetos: exposição de projetos ou ações de universidades do Paraná, instituições de ensino e outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT).

Exposição de Startups e Ambientes de Inovação: divulgação de startups e de Ambientes de Inovação.

Mostra dos NAPIs: apresentação de projetos vinculados aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs), vinculados à Fundação Araucária. 

Eixo 3 – Visitas Técnicas 

Espaços e projetos da UEM serão visitados pelo público-alvo durante o evento, com acompanhamento de integrantes das equipes responsáveis, possibilitando a compreensão das atividades desenvolvidas nestes locais. 

Eixo 4 – Oficinas 

Atividades práticas de curta duração relacionadas à ciência, tecnologia, inovação, educação, artes e cultura. 

Eixo 5 – Cultura e Arte 

Apresentação de atividades artísticas e culturais de curta duração, no mínimo 15 minutos e, no máximo, 2 horas, que possam contar com a participação do público-alvo. 

Eixo 6 – Eventos Acadêmicos 

Serão realizados nos dias 8 e 9 de outubro, simultaneamente, o 33º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), o 7º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX) e o 6º Encontro Anual de Ensino de Graduação (EAEG).

“O PRFC 2024 vai contar, ainda, com algumas novidades, como o I Encontro Paranaense de Museus Universitários, que acontece junto com a I Mostra de Museus Universitários do Paraná. Além disso, haverá atividades que vão oportunizar o diálogo com comunidades indígena e quilombola e uma programação cultural intensa, com show de encerramento do músico Paulinho Schoffen, secretário de Cultura de Maringá”, convida o coordenador do evento e pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael Silva.

Ilustração colorida de um cartaz. Ao fundo temos a cor verde-escuro e uma marca d’água com um emblema composto por um círculo e outro círculo dentro deste com pequenos círculos o compondo. Em primeiro plano há a frase em fonte branca “Encontro Paranaense de Museus Universitários” logo abaixo “7 a 11 outubro” e “Local: Auditório Ney Marques - UEM”. Na parte inferior, em um box na cor branca, há logos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, Amigos do Museu Dinâmico Interdisciplinar, Paraná Faz Ciência, Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Encontro de Museus

Os museus universitários desempenham um papel crucial na preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio cultural e científico, e sua relevância tem sido cada vez mais reconhecida no cenário acadêmico.

Nesse contexto, entidades envolvidas com os espaços museais se uniram para realizar o I Encontro Paranaense de Museus Universitários e a I Mostra de Museus Universitários do Paraná, durante o PRFC. 

“A ideia é reunir gestores, pesquisadores, profissionais e estudantes ligados aos museus universitários do Estado em um espaço de troca de experiências, discussão de desafios comuns e identificação de oportunidades de colaboração”, ressalta um dos organizadores do Encontro, Assessor Técnico para Cultura e Museus da SETI, Renê Wagner Ramos. 

Ilustração colorida dos museus que estarão expondo no Paraná Faz Ciência 2024. Ao fundo há a cor verde-água, na parte superior há escrito em fonte verde-escuro “Museus em foco”, logo a baixo “Conheça os expositores do PRFC 2024”. A ilustração está dividida em “Museus externos”: Museu Histórico da UEL, Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, Museu dos Campos Gerais, Museu de Ciências Naturais da UEPG, Museu de Ciências Naturais da UFPR, Museu Regional do Iguaçu, Museu de Ciências Naturais da Unicentro, Museu Histórico Mário Pereira — Unioeste, Museu de Arte e Cultura Popular do Norte Pioneiro — UENP e Tecidoteca da UEM , e “Museus da UEM” sendo eles: Museus da UEM, Museu Dinâmico Interdisciplinar, Herbário da UEM, Herbário do Nupélia, Coleção Ictiológica do Nupélia, Museu de Geologia e Paleontologia, Coleções Microbiológicas, Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etnografia e Museu da Bacia do Paraná.

Em síntese, os eventos vêm a ser um espaço de diálogo, de aprendizado e de fortalecimento dos espaços museais. Os organizadores esperam contribuir para a preservação do nosso patrimônio cultural e científico, ampliar a visibilidade e promover a integração dos museus universitários paranaenses, além de discutir estratégias e inovações para a popularização do conhecimento. 

“Estamos preparando um grande evento de museus que vai marcar a história dessas organizações no Paraná. O mais importante é dar visibilidade aos espaços e seus acervos, tão importantes para a cultura científica do nosso Estado”, declarou o coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM, Celso Ivam Conegero, que também é um dos organizadores do Encontro e da Mostra, de 8 a 11 de outubro.

  • A imagem mostra um prédio de dois andares pintado nas cores marrom e branco, num dia ensolarado em frente a um jardim. No centro tem uma placa branca com detalhes em vermelho onde está escrito MUDI 033 e embaixo Museu Dinâmico Interdisciplinar.
  • A imagem mostra um grupo de crianças participando de uma atividade educativa em um espaço chamado “Espaço Segundo Cérebro”, que faz parte do MUDI. Elas estão vestindo camisetas laranjas, uniformes escolares. Um monitor, também usando um colete laranja, está interagindo com elas em uma estação interativa, onde parece haver um experimento ou demonstração científica. À esquerda, há uma mulher com um jaleco branco observando a atividade. Algumas crianças estão concentradas no equipamento, enquanto outras estão espalhadas pelo ambiente, explorando outras áreas. Ao fundo, é possível ver prateleiras e displays, que podem conter informações ou exposições adicionais. O espaço tem um ambiente moderno, com janelas grandes que deixam entrar bastante luz natural e uma decoração limpa e organizada.
  • A imagem mostra um grupo de crianças em frente a uma exposição interativa no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM. Elas estão usando uniformes escolares laranja e azul-marinho e estão curiosas, olhando para dentro de uma caixa coberta com tecido preto. Uma monitora, vestindo um colete laranja com o nome “Museu Itinerante” estampado, parece guiá-las na atividade. Na parede ao fundo, há quadros com amostras de insetos de diferentes ordens. O ambiente parece ser voltado para a educação sobre entomologia, com foco na apresentação de insetos e seus diferentes grupos.

O MUDI surgiu como um projeto de extensão do Centro Interdisciplinar de Ciências (CIC) em 1985, na UEM, com o objetivo de aproximar a Universidade da Educação Básica e da comunidade em geral. O museu desenvolve ações por meio de visitas, palestras, cursos, programa de rádio, espetáculos teatrais, musicais e outros eventos. O espaço interativo para exposições temáticas possibilita o uso dos acervos científicos e tecnológicos, bem como recursos escritos, audiovisuais e de multimídia para a educação formal e não formal. 

A equipe organizadora do Encontro de Museus ainda está oferecendo a Oficina para Capacitação em Projetos Culturais de Museus de Ciência, no dia 11. A ideia é formar gestores e trabalhadores de museus no entendimento, elaboração e modelagem de projetos culturais. 

“A oficina vai abordar o financiamento de atividades, eventos, custeio e produtos das instituições. Ao final das atividades, cada participante deverá ter um projeto cultural modelado, apto para envio ao PRONAC – Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)”, anuncia o outro articulador do NAPI Paraná Faz Ciência e professor da Universidade Federal do Paraná, Rodrigo Reis.

Mais atrações

A imagem mostra a lateral de um ônibus pintado de azul, com letras em branco, sendo LabMóvel na parte da frente e ZIKA BUS na parte posterior, com a imagem de um mosquito Aedes aegypti no meio. Em primeiro plano há uma trilha cercada de grama e um toldo branco no lado direito.
No PRFC 2024, os participantes poderão conhecer o ZIKA BUS (Foto/UFPR)

O PRFC ainda vai contar com o ZIKA BUS do Laboratório Móvel de Divulgação Científica da UFPR — LabMóvel da Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um micro-ônibus que visita escolas, instituições e eventos, levando atividades de Divulgação Científica e Educação Ambiental, especialmente sobre arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A Universidade Estadual de Maringá realiza, durante o PRFC, a 18ª edição da Mostra de Profissões, no campus-sede da UEM. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), com o objetivo de divulgar os cursos oferecidos pela Instituição e orientar os estudantes em suas escolhas profissionais. 

A Fundação Araucária ainda vai promover a II Mostra de NAPIS com Rodadas de Inovação. Os NAPIs são uma iniciativa que busca fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no Estado, por meio da promoção de projetos de pesquisa e do estímulo à colaboração entre instituições de ciência e tecnologia, empresas, governo e sociedade civil.

A imagem mostra uma sala de aula ou conferência, onde várias pessoas estão sentadas em fileiras de cadeiras, prestando atenção a uma apresentação. Na frente da sala, há um palestrante de pé ao lado de um projetor, que exibe slides na tela. Um dos slides tem o título “NÚMEROS DO NAPI”. As pessoas parecem estar tomando notas ou prestando atenção ao conteúdo projetado. A sala tem um ambiente típico de uma aula universitária ou apresentação técnica, com paredes brancas, ar-condicionado na parede, janelas com venezianas na parte superior, e cartazes de divulgação científica, como um banner ao fundo com o texto “CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO”.
NAPIs apresentam os seus trabalhos em 2023 (Foto/Equipe C²)

O evento contará com estandes dedicados à exposição de trabalhos científicos tecnológicos, onde os pesquisadores vão apresentar suas iniciativas e interagir com os visitantes, mostrando que o Paraná Faz Ciência de qualidade.

“A Fundação Araucária estará com um estande de aproximadamente 48 m², onde realizará a II Mostra dos NAPIs e I Encontro de Top Managers. O principal objetivo é divulgar o conhecimento produzido, fomentar novas parcerias e garantir a transparência no uso dos recursos públicos”, explica o diretor-presidente da Fundação, Ramiro Wahrhaftig.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, diz que a Universidade está extremamente honrada em sediar o Paraná Faz Ciência 2024, o maior evento de ciência do Paraná. Para ele, o evento representa uma oportunidade única de posicionar a UEM como o centro da ciência e tecnologia do Estado, promovendo a troca de saberes entre universidades, instituições, estudantes, profissionais das mais diversas áreas e a comunidade científica.

“Nossa expectativa é altíssima, especialmente por integrar esse evento à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com temas que incluem cultura, diversidade, saberes e inovação e sustentabilidade. Estamos ansiosos para testemunhar o impacto positivo que um evento deste porte trará para nossa instituição e para toda a região, reafirmando o compromisso da UEM com a ciência, a inovação e o progresso científico”, declara o reitor.

Da Visitação ao Evento 

A visitação ao PRFC é gratuita e aberta a toda comunidade. Grupos menores do que dez pessoas não necessitam de agendamento prévio. “Grupos escolares ou não escolares, acima desse número, devem realizar inscrição prévia para que os organizadores possam garantir o bom atendimento e a circulação segura no local das atividades”, conclui o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael Silva.

EQUIPE DESTA PÁGINA
Texto:
Ana Paula Machado Velho
Revisão: Silvia Calciolari e Maysa Ribeiro
Arte: Hellen Vieira
Supervisão de arte: Tiago Franklin Lucena
Edição Digital: Gutembergue Junior

Glossário

A pesquisa que mencionamos contribui para os seguintes ODS:

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.

Edição desta semana

Artigos em alta

Descubra o mundo ao seu redor com o C²

Conheça quem somos e nossa rede de parceiros