Ilustração de John Zegobia

Imagens e dados como ferramentas

Programa baseado em sistema de informação geográfica auxilia a gestão pública com informações estratégicas para o desenvolvimento urbano

Imagem é tudo. E não apenas quando nos referimos ao modo como uma pessoa se apresenta frente aos colegas de trabalho, ao chefe ou à sociedade, mas também quando falamos de um carro, um produto e até mesmo uma cidade. Essa é a frase que os gestores de um município devem ter em mente ao aprimorar a estrutura de um espaço, para que, dessa forma, ofereça mais qualidade de vida a toda uma comunidade.

Para avaliar detalhadamente uma cidade, novas tecnologias, cada vez mais sofisticadas, vêm sendo usadas para auxiliar e dar mais eficiência às ações governamentais realizadas no ambiente urbano. Algumas contam, inclusive, com a participação de quem mais se beneficia com as melhorias da comunidade: a população.

Um caso de sucesso que vem sendo apontado como exemplo de programa baseado em sistemas de informações geográficas é o Sedu/Paranacidade Interativo, desenvolvido e gerenciado pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade. 

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), o Paranacidade tem como missão fomentar e executar atividades e serviços não exclusivos do Estado, relacionados necessariamente ao desenvolvimento regional, urbano e institucional dos Municípios, além de administrar recursos de fundos financeiros públicos, em especial o Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano – FDU.

A equipe da coordenadoria de projetos do Paranacidade, em parceria com a Sedu, desenvolveu uma ferramenta inovadora, o Paranacidade Interativo, em 2012. Trata-se de um mecanismo de gestão, controle e integração de dados e indicadores. Pode-se resumir que é um sistema de informações geográficas, que contempla os 399 municípios do Paraná”, explica a atual diretora de operações Camila Mileke Scucato.

Diretora Camila Scucato e os Cartógrafos Virgínia Nalini e Cristiano Zaclikevicz
Diretora Camila Scucato e os Cartógrafos Virgínia Nalini e Cristiano Zaclikevicz

Inúmeros dados georreferenciados (conceito no fim do texto), captados pelas equipes do Paranacidade, vêm sendo inseridos em uma ferramenta que disponibiliza o acesso a essas informações por meio da internet. O portal reúne aplicações, mapas temáticos e permite consultas interativas, para que os usuários possam utilizar esse sistema de geoprocessamento (vídeo abaixo) e, com ele, contribuir com a elaboração e implementação de políticas públicas, planos de desenvolvimento urbano e regional; e auxiliar na alocação de recursos públicos de forma mais eficiente.

“Com isso, fica mais fácil apoiar as administrações públicas das esferas municipal e estadual na definição de políticas de gestão do território, na elaboração de planos diretores, serviços públicos, tributação, patrimônio, mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, dentre outros aspectos. Por meio de uma plataforma web, as pesquisas podem ser feitas a partir de recortes espaciais e dados que abrangem o Estado, regiões metropolitanas, limites municipais, distritos, perímetros urbanos, bairros, setores censitários e lotes”, explica a engenheira cartográfica Virgínia Nalini, coordenadora de projetos do Paranacidade.

Segundo Virgínia, as informações sobre a malha viária urbana das cidades do Paraná, por exemplo, estão disponíveis no programa e podem ser consultadas com detalhes de infraestrutura e pela classificação do sistema viário definido pela legislação urbanística. Com isso, os gestores conseguem determinar o volume de recursos necessários para as melhorias destas vias.

“O Paraná Interativo conta, inclusive, com uma ferramenta para cálculo do custo de investimento, na qual se pode estimar o valor de uma intervenção nas vias selecionadas pelo usuário”, acrescenta a cartógrafa.

A interface de consulta do programa permite a utilização de múltiplos critérios e a adição de parâmetros personalizados, além daqueles pré-estabelecidos. Os resultados são mostrados em mapas temáticos, tabelas e gráficos. É possível habilitar a visualização, mudar a ordem e ativar os textos das camadas, e também medir, consultar coordenadas e exportar ou imprimir os relatórios. Outros recursos de consulta da plataforma apresentam metodologias, estudos, mapas para download e publicações aos usuários.

25 ANOS

O Serviço Social Autônomo Paranacidade completou os seus primeiros 25 anos de atividades em 2021. Durante a comemoração, realizada de forma virtual, uma apresentação de 30 minutos foi transmitida no canal da empresa no YouTube. No vídeo, foram citadas as 16.985 ações completadas pela organização, muitas delas com o apoio do Paraná Interativo. 

“Vi de perto como as obras do Paranacidade fazem a diferença na vida das pessoas, com qualidade. E, como os gestores municipais também participam, o resultado é trazer à realidade o que é o desejo da população”, enfatizou o atual governador Ratinho Junior, que já esteve à frente da Sedu e do próprio Paranacidade. “Essas obras, além de ter um longo alcance, modificam a vida das pessoas trazendo mais qualidade de vida”, acrescentou o governador, durante a solenidade de aniversário.

O secretário da Sedu na ocasião, João Carlos Ortega, lembrou a história da empresa que, ano após ano, “vem traçando um novo mapa do Paraná, ao criar melhores condições de vida para as pessoas em cidades inclusivas, socialmente justas e sustentáveis”.

O superintendente executivo, Álvaro Cabrini, por sua vez, destacou que, mesmo durante a Pandemia, “em nenhum momento houve queda na qualidade técnica dos trabalhos do Paranacidade. Pelo contrário, os resultados melhoraram significativamente”, a partir da adoção de inovações com base tecnológica que facilitam e agilizam o trabalho à distância. 

Cabrini adiantou que está em andamento um novo processo de transformação da empresa, para promover melhorias ainda maiores. “Preparamos um novo salto tecnológico, para que os próximos 25 anos sejam, também, um legado em benefício do urbanismo e do planejamento de todos os Municípios paranaenses”, completou.

O total de investimentos proporcionados pelo Paranacidade, nos 25 anos, foi de R$ 15,4 bilhões. Esse volume permitiu, por exemplo, a pavimentação de 9.013 km, o equivalente a mais de seis viagens de ida e volta entre Paranaguá e Foz do Iguaçu; 2,3 milhões de metros quadrados executados em projetos de urbanização (que incluem calçadas, rampas de acessibilidade, paisagismo e diversos outros equipamentos públicos); criação de parques municipais, que somaram 347, em área equivalente a 255 campos de futebol. Ainda foram elaborados ou atualizados 261 Planos Diretores Municipais e feitos três Levantamentos Cartográficos.

Muito dos investimentos citados acima tiveram a contribuição do Paranacidade Interativo, que pode ser acessado neste endereço www.paranainterativo.pr.gov.br. Em resumo, esta tecnologia é composta por uma infraestrutura de dados espaciais e alfanuméricos (como tabelas), que contempla os 399 municípios paranaenses e pode subsidiar a formulação e o monitoramento de políticas públicas por meio da utilização de modelos e análises espaciais. 

“Disponibilizamos o portal para consultas interativas. É possível fazer análises específicas, além de permitir o uso dos dados por outros órgãos, de acordo com as suas respectivas áreas de atuação”, explica o analista de Desenvolvimento Municipal, Cristiano Zaclikevicz, que é engenheiro cartógrafo, com especialidade em geoprocessamento.

Reunir dados e informações de diversas fontes e possibilitar a identificação e o dimensionamento dos ativos dos municípios ajudam muito o gestor público no momento de formular as políticas de investimentos e projetar as ações de forma mais eficiente a cidade.

“O Paranacidade Interativo permite a consulta aos dados de infraestrutura como pavimentação, calçadas, iluminação pública, rede de abastecimento de água, rede de coleta de esgoto e os equipamentos públicos, dentre outros, contribuindo para promover a melhoria nos serviços públicos e aumentar a qualidade de vida da população”, esclarece Zaclikevicz.

A iniciativa é sucesso desde 2016, quando o Programa recebeu o Prêmio MundoGEO#Connect, no evento Latino Americano MundoGEO@ConnectLatinAmerica, concorrendo com mais de 100 programas e projetos da esfera estadual e federal de toda a região. 

Durante a entrega do prêmio, a equipe técnica do Paranacidade Interativo recebeu o reconhecimento público pelo trabalho de excelência, “que busca uma administração pública mais eficiente, voltada às necessidades das comunidades e compatível com a realidade de cada região e de cada cidade”. 

Enfim, o grupo tem nas mãos uma ferramenta que propõe investimentos voltados a melhores benefícios à população. Só quem mora em uma comunidade sabe que uma rua em chão batido, que resulta em pó ou lama, depois de asfaltada, pode transformar a vida de muitas pessoas.

Glossário

Georreferenciamento –  Tornar as coordenadas de uma imagem, um mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica conhecidas em um sistema de referência.

O conteúdo desta página foi produzido por

Texto: Ana Paula Machado Velho
Edição de vídeo: Thamiris Rayane
Supervisão: Ana Paula Machado Velho
Arte: John Zegobia
Supervisão de Arte: Tiago Franklin Lucena
Edição Digital: Gutembergue Junior


Receba nossa newsletter